Bosque dos Jequitibás




Seja bem vindo ao Blog do Bosque! Aqui você encontrará diversas informações e curiosidades. Confira no índice!

terça-feira, 24 de maio de 2011

STATUS E PÚBLICO DE INTERESSE

A idéia de status social está ligada às diferentes funções que um sujeito pode ocupar no interior da sociedade em que vive. Se compreendermos ele como um sujeito oriundo das classes médias, por exemplo, podemos enxergar quais hábitos, vínculos e funções que podem definir seu status no meio em que vive. Para tanto, avaliamos qual tipo de posto de trabalho ocupado, os locais de lazer freqüentados, o motivo de freqüentar tais lugares etc.
Isso pode ser visto no Bosque dos Jequitibás, pois a presença do público de interesse, ou seja, as crianças, de escolas particulares (Ex: Anglo, Ave Maria) apresentam um alto nível de classe social. Com uma análise de ambiente feito no Bosque, percebemos que grande parte das crianças que visitam o local são de classe A e B e esporadicamente C e D, por esses fazerem parte da vizinha.
A sociedade se organiza em camadas e esferas e se distribuem em grupos, os públicos freqüentadores do Bosque se subdividem em níveis econômicos conforme o gráfico detalhado abaixo:
Públicos de classe D freqüentam em minoria, seguidos por C e B, resultando em públicos de maior freqüência na esfera A.
Segundo a estamentação, termo utilizado para designar a sociedade em classes A,B,C e D, nossa sociedade é concentradora de renda, ou seja, devido a capacidade de consumo se constrói a pirâmide de camadas e esferas.
Devido o valor social, as crianças que freqüentam o Bosque, valorizam coisas positivamente e negativamente, definindo seu próprio comportamento e ajudando a entender a sociedade, se manifestando na religião nos próprios atos ou em quaisquer manifestações de comportamento. Os pais colaboram com esse valor, e transmitem ensinamentos e costumes aos filhos, é o chamado valor histórico, o qual constitui de conhecimentos e bens muitas vezes não acessados para serem preservados e se protegerem.
O status é o espaço que o indivíduo preenche no universo social, do ponto de vista do juízo das pessoas que compõem o grupo. Ele abrange também a glória, a dignidade, o grau de importância social de um sujeito. Algumas atitudes humanas podem acarretar graves conseqüências sob o ângulo da vida em sociedade, pois dependendo de seu modo de agir, a pessoa se torna portadora de certas marcas que, socialmente, causam prejuízos à sua imagem. Muitas das crianças que freqüentam o Bosque, mesmo por fazerem parte de um nível social alto, transmitem ao local ato desrespeitoso, pois se encontra lixos no chão ao longo do percurso. Outro ato dessas mesmas crianças, são a desobediência com professores e diretores, e a falta de respeito com as regras do local, se tratando da não alimentação dos animais e de não tocar nos mesmos.
Além disso, conceito de papel social aparece justamente para explicar quais seriam os direitos e deveres que uma pessoa tem ao ocupar um determinado status social. Dessa forma, vemos que o papel social envolve todo o tipo de ação que a própria sociedade espera no momento em que um de seus integrantes ocupa certo status.
                   

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir