→ Projeto Ecos: Desde 1998, o Bosque dos Jequitibás realiza projetos na área de educação ambiental. Em 2009 foi formado o grupo Ecos do Bosque, que integra estudantes de cursos técnicos de Meio Ambiente e Gestão Ambiental da rede municipal de educação de Campinas e região metropolitana.
O grupo tem como objetivo a conscientização da população, com foco em crianças e jovens freqüentadores, e também promove atividades para grupos de pessoas com deficiências e idosos.
A coordenação do Bosque promove durante o ano, o projeto Ecos do Bosque, direcionado a meninos e meninas na faixa de 7 a 15 anos que estudam em escolas municipais, estaduais, particulares e de entidades assistenciais de Campinas e região.
Acompanhadas dos monitores, eles passam o dia no local em contato com a flora, a fauna e recebendo orientações sobre as espécies de vegetação, os animais soltos e os que convivem nos recintos do zoológico.
A equipe do programa procura sempre fazer uma relação entre as instruções que os alunos recebem nas escolas e o que existe de fato no Bosque dos Jequitibás, uma das maiores e mais antigas áreas verdes da cidade.
→ Reconhecimentos oficiais: O Bosque dos Jequitibás teve zoológico tombado pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) em 1970; em 1993, teve o tombamento de todo o conjunto por parte do CONDEPACC (Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas) e em 1995 obteve o reconhecimento de seu zoológico por parte do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente).
Nenhum comentário:
Postar um comentário